É comum ouvirmos que os cálculos matemáticos costumam assustar as pessoas, principalmente pela visão criada em cima da disciplina, de que ela é só para os "nerds". Sabemos que isso não é verdade, mas que ainda assim é difícil desassociar a ideia da realidade. Entretanto, quando falamos de matemática para crianças, esse é um ponto de vista que deve ser quebrado.
|+ Veja como conseguir bolsas de estudos com o Melhor Escola
Apresentar essa área já assustando os pequenos apenas contribui para dificuldades na matéria, que é abordada obrigatoriamente durante todo o período escolar. Por isso, esse não é um bom jeito de introduzir a matemática, pois influenciará diretamente na relação do estudante com a disciplina.
A matemática para crianças, assim como para qualquer outra pessoa, é só mais uma área de estudo, que irá somar o enriquecimento estudantil. Associar os números com situações cotidianas é uma forma de tornar o conteúdo mais acessível, assim como outras dicas que serão apresentadas abaixo.
Qual a importância de ensinar matemática para crianças?
Ensinar matemática para crianças é um tipo de aprendizagem que costuma ser intensa na escola, mas que os pais também podem contribuir para ensinar em casa. Além de ser mais um momento para dar atenção ao filho, é uma maneira de ajudá-lo com as lições, tirar dúvidas e até ensinar macetes para resolver de contas. Entre os benefícios, pode-se destacar:
Habilidades cognitivas
A construção do conhecimento na área de exatas contribui para o aumento das habilidades da criança. Muitos conceitos matemáticos servem de base para o que será aprendido no futuro, por isso é importante que essas ideias mantenham-se fixas no raciocínio do estudante.
Raciocínio lógico
O pensamento lógico vai muito além da sala de aula. Futuramente, o aluno entrará em contato com atividades voltadas para essa área durante avaliações externas, como em provas de concursos públicos e até em entrevistas de emprego.
Leia também: + Conheça os benefícios do xadrez para crianças
Desenvolvimento nos estudos escolares
Apesar das notas não determinarem por completo um discente, elas servem para auxiliar o professor a ter uma noção de como está o rendimento da turma. As provas de matemática podem assustar os pequenos, mas devem ser encaradas como um desafio para o reconhecimento de possíveis dificuldades.
Autoconfiança
A autonomia aparece quando a criança precisa raciocinar, decidir e resolver sozinha a questão matemática. Mesmo que a dúvida ou ansiedade apareçam, ela lidará com a situação de alguma forma, o que serve de preparo para momentos futuros.
Resolução de problemas
Apesar de ser uma disciplina exata, é preciso todo um desenvolvimento de raciocínio para chegar na conclusão de um problema. A interpretação de texto também é colocada em prática, juntamente com a organização de ideias e escolha de qual é o caminho a ser seguido.
Como ensinar matemática para crianças?
Sem pressão ou terror com os números! Torne o aprendizado mais prático e até divertido, seja com brincadeiras ou assuntos que os pequenos já estão acostumados. Crie, junto às crianças, um personagem próprio para a disciplina, o qual será o principal amigo da turma nas dúvidas. Assim, ninguém se sente acanhado para fazer perguntas. Outras técnicas para ajudar:
1) Vídeos
Depois das aulas remotas durante a pandemia de Covid-19, ficou mais do que comprovado que o audiovisual contribui para o ensino. Use o recurso tanto em sala de aula quanto em casa, no YouTube é fácil encontrar vídeos que simplificam os temas.
2) Músicas
É hora de usar as canções que grudam na cabeça a favor do ensino de matemática para crianças! Essa é, inclusive, uma dica clássica para facilitar o aprendizado, especialmente em relação aos conceitos básicos, por exemplo a contagem da tabuada.
3) Cursos
Os cursos adicionais podem acompanhar a criança desde a primeira série até o terceiro ano do ensino médio. Não é necessário esperar possíveis dificuldades na disciplina para procurar por aulas à parte. Essa é uma maneira de normalizar ainda mais a disciplina no dia a dia.
4) Desafios
Por que não introduzir desafios nas brincadeiras dos pequenos? Até mesmo nos esportes dá para trazer um pouco de matemática, como na contagem dos pontos ou estratégias a serem elaboradas. Estimule a turminha a ter contato com brinquedos como dominó e cubo mágico.
5) Jogos
Além dos desafios citados acima, outros tipos de jogos podem ser incrementados. Não importa se são os mais tradicionais, em formato físico, ou os digitais. Aqui vale desde ideias do tempo da vovó até aplicativos para smartphones.
5 aplicativos que ensinam matemática para as crianças
E por falar em apps, separamos cinco sugestões que você encontra gratuitamente nas lojas online (Apple ou Play Store). Anote os nomes para buscá-los e ver com qual a criança mais se identifica:
1) Tabuada IQ
Ao invés de decorar a tabuada com a típica folha em mãos, que tal testar o aprendizado com o aplicativo Tabuada IQ? Apesar de ser voltado para crianças que estão nessa fase de ensino, é uma ótima alternativa para quem quer treinar a memória com a multiplicação.
2) Photomath
Ficou com alguma dúvida? Este app pode ajudar! Basta apontar a câmera para o problema matemático e ele apresenta possíveis resoluções. Voltado exclusivamente para quem está no ensino fundamental II e colegial.
3) Rei da Matemática
Voltado para estudantes do ensino fundamental I e II, o Rei da Matemática permite interação online com os coleguinhas, como uma forma de estímulo para os desafios.
4) Matemática Elementar
Disponível exclusivamente no Google Play, o aplicativo é voltado para alunos do ensino fundamental II e também traz desafios matemáticos para quem já está no ensino médio.
5) eQuebes
Indicado para as crianças que estão saindo da pré-escola e indo para o período escolar, o eQuebes apresenta probleminhas a serem resolvidos em um limite de tempo.